Terceiro mandato<br>de Morales na Bolívia

Evo Mo­rales foi de novo em­pos­sado na chefia do Es­tado plu­ri­na­ci­onal da Bo­lívia. O ac­tual man­dato do pre­si­dente ter­mina em 2020 e de­corre da vi­tória elei­toral al­can­çada por Mo­rales e pelo Mo­vi­mento para o So­ci­a­lismo em Ou­tubro do ano pas­sado, quando ob­ti­veram mais de 61 por cento dos votos e triunfos em oito das nove re­giões do país, num su­frágio com uma taxa de par­ti­ci­pação de quase 88 por cento. Desde 2006, Mo­rales com­bateu fir­me­mente a po­breza, que qua­li­fica como a he­rança da co­lo­ni­zação.

A de­pu­tada do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, Inês Zuber, in­te­grou a de­le­gação do GUE/​NGL que par­ti­cipou, dias 22 e 23, nas ce­ri­mó­nias tra­di­ci­o­nais de to­mada de posse, e nas ses­sões so­lenes, re­a­li­zadas na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva e no Pa­lácio do Go­verno, as quais con­taram com a pre­sença de re­pre­sen­tantes do mo­vi­mento in­dí­gena e de or­ga­ni­za­ções so­ciais de todo o mundo, de­zenas de re­pre­sen­tantes di­plo­má­ticos e chefes de Es­tado e de go­verno, caso dos pre­si­dentes do Brasil, Dilma Rous­seff, Ve­ne­zuela, Ni­colás Ma­duro, e Equador, Ra­fael Correa, in­formou o ga­bi­nete de im­prensa dos de­pu­tados do PCP no PE.




Mais artigos de: Internacional

Nazifascismo nunca mais

As­si­nalou-se an­te­ontem, 27, os 70 anos da li­ber­tação do campo de con­cen­tração de Aus­chwitz-Bir­kenau pelo Exér­cito Ver­melho da URSS.

Combates em toda a linha

As au­to­ri­dades an­ti­gol­pistas do Don­bass res­pondem à in­ten­si­fi­cação da cam­panha mi­litar de Kiev com uma contra-ofen­siva des­ti­nada a re­pelir o as­sédio de Kiev no Leste do país.

<i>WikiLeaks</i> quer explicações

In­for­mado quase três anos após o cum­pri­mento do man­dato ju­di­cial, o portal fun­dado por Ju­lian As­sange pre­tende que a Go­ogle es­cla­reça ca­bal­mente a en­trega às au­to­ri­dades norte-ame­ri­canas de con­teúdos pri­vados de três dos seus jor­na­listas as­so­ci­ados.

XIV Congresso do PAICV

Sob o lema «Rumo Ao Futuro – Cabo Verde Nosso Compromisso» realizou-se no passado fim-de-semana na Cidade da Praia o XIV Congresso do PAICV. Durante dois dias, os cerca de quinhentos delegados ao Congresso discutiram as linhas de orientação para responder aos problemas e desafios do...

Frelimo continua<br>a trabalhar pela paz

Em Moçambique, a Frelimo prossegue a luta pela paz e por mais desenvolvimento e procura ultrapassar obstáculos que ameaçam a tranquilidade no país. O vencedor das eleições presidenciais de 15 de Outubro, Filipe Nyusi, candidato da Frelimo, foi...

Sanções com bumerangue

Tudo indica que os EUA nada aprenderam com as experiências desastrosas na Líbia, no Iraque e no Afeganistão, só para mencionar algumas «aventuras» recentes, e parecem apostar num conflito com a Rússia e de passagem arrastar a UE para o mesmo. Contudo, a Rússia de hoje...